Mobilização Neural

Mobilização Neural consiste em um conjunto de técnicas de terapia manual que pode ser utilizada em pacientes com patologias neurológicas ou em qualquer caso de alteração da mecânica relacionada ao sistema nervoso (movimento, elasticidade, condução, fluxo exoplasmático).

Muitos pacientes que não responderam a outras terapias físicas e presentes com uma história crônica de sintomas referidos como dor, dormência ou formigamento nos braços ou pernas podem responder a Mobilização Neural.

Para todas as patologias que se apresentam com sintomas referidos ou dor que não responderam ao tratamento localizado recebem uma avaliação da tensão neural completa.

Teste de tensão neural é uma maneira para determinar o grau de envolvimento do nervo.

Através da mobilização de um nervo, podemos determinar, em combinação com a tração manual e manobras de sensibilização, se sua dor é proveniente da coluna vertebral ou na periferia. Podendo então executar técnicas e manobras de tensão neural controlados para mobilizar o nervo cima e para baixo.

A mobilização neural Visa principalmente, liberar aderências que impeçam o movimento e o deslizamento adequados enervação periférica em todo seu trajeto, inclusive o forame intervertebral, podendo ser fonte de dores locais e referidas.

Dados indicam que grande parte das ortopédicas apresentam problemas na mobilidade neural. Para estes a Mobilização Neural não é uma opção, mas uma necessidade!

Se seu  paciente apresenta com sintomas referidos ou dor que não responderam ao tratamento, com esse curso você Profissional pode realizar uma avaliação da tensão neural completa.

O teste de tensão neural é uma maneira para  para se determinar o grau de envolvimento do nervo. Através da mobilização de um nervo, podemos determinar, em combinação com a tração manual e manobras de sensibilização, se sua dor é proveniente da coluna vertebral ou na periferia.

O foco da técnica é de devolver a mecânica neural ideal para esse sistema através de técnicas várias técnicas manuais como de deslizamento e tensionamento.

Quem pode receber a técnica?

Podemos utilizar a técnica em pacientes com lesões neurais periféricas, lesões de plexo braquial, algumas patologias neurológicas centrais, perda de força ou alteração de sintomas de maneira periférica; perda de mobilidade articular após longo tempo de imobilização; lombociatalgias; cervicobraquialgias; síndrome do túnel do carpo; sintomas neurológicos periféricos pós-trauma e/ou fraturas, casos de falso ‘encurtamento’ muscular, onde uma alteração mecânica neural, pode provocar uma perda de mobilidade articular, mesmo sem sintomas neurais.

• Fisioterapeutas;
• Educadores físicos;
• Profissionais da área da Saúde;
• Massoterapeutas;
• Acupunturistas;
• Esteticistas massoterapeutas;
• Estudantes dessas áreas.

Introdução ao conceito de Mobilização do Sistema Nervoso.

• Sistema nervoso central e periférico;
• Plexos cervical/ Braquial/ Lombossacral.

• Processos Patológicos;
• Lesões Neurais;
• Sensibilização;
• Perda da Complacência.

• Palpação do plexo braquial;
• Palpação dos nervos radial, ulnar e mediano.

• Raízes cervicais;
• Nervos radial, ulnar e mediano.

• Tratamento para sensibilização;
• Perda da complacência neural;
• Auto mobilização neural.

• Avaliação dos Membros Inferiores;
• Palpação dos nervos femoral;
• Isquiático;
• Tibial;
• Fibular;
• Sural.

• Isquiático;
• Femoral;
• Tibial;
• Fibular;
• Sural;
• Slump teste.

• Tratamento para sensibilização;
• Perda da complacência neural;
• Auto mobilização neural.